Historico

Acompanhe abaixo o histórico de construção da Lei Griô.

Ação Griô Nacional

Lei Griô é resultado da Ação Griô Nacional que nasceu em 2006 como projeto criado e proposto pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, da Bahia, ao programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. A Ação Griô é uma rede em gestão compartilhada coordenada por 7 pontos de cultura e o Minc, que envolveu 130 projetos pedagógicos de diálogo entre a tradição oral e a educação formal, mais de 700 griôs e mestres bolsistas de tradição oral do Brasil, 600 pontos de cultura, escolas, universidades e outras entidades de educação e cultura e 130 mil estudantes de escolas públicas.

Criação da Comissão Nacional dos Griôs e Mestres

Em 2008, durante a TEIA 2008 – Brasília, a Rede Ação Griô  realizou encontros dialógicos e vivências da Pedagogia Griô com mais de 100 representantes das tradições orais, criando a Comissão Nacional dos Griôs e Mestres, que ficou responsável pela sistematização da Ação Griô para a criação da Lei Griô Nacional.

Em abril de 2009,  a Rede Ação Griô, o Grãos de Luz e Griô e a Comissão Nacional dos Griôs e Mestres realizaram um encontro nacional de planejamento em Lençóis Bahia em parceria com o Ministério da Cultura para a Criação da Minuta da Lei Griô.

Lei Griô: eleita prioridade na Conferência Nacional

Em Julho de 2009, a Chama da Lei Griô foi lançada em Salvador pela Rede Ação Griô e a Comissão nacional dos Griôs e Mestres durante o encontro Estadual de Pontos de Cultura da Bahia, realizando uma caminhada da Chama da Lei Griô em São Paulo na Nina Griô em campinas São Paulo, em Brasília e em diversos cantos do Brasil. A chama da Lei Griô foi acesa em diversas conferência municipais, territoriais e estaduais do Brasil que elegeram a minuta da lei griô como prioridade municipal e estadual. E em março de 2010, em Brasilia BF, a minuta da Lei Griô é eleita prioridade Política Nacional  na Conferência Nacional de Cultura que envolveu mais de 2000 pessoas em todo o Brasil.

Lei Griô rumo ao congresso nacional

Durante o ano de 2010, foram realizadas audiências publicas na assembléia legislativa da BA, na Câmara de Vereadores de João Pessoa PB e na assembléia legislativa de São Paulo envolvendo mais de 300 representantes da tradição oral. A Rede Ação Griô chegou ainda em 2010 na TEIA 2010 de Fortaleza CE realizando  cortejos, vivências e troca de experiência envolvendo mais de 500 representantes das tradições do Brasil.

Durante sua caminhada a Rede Ação Griô mobilizou mais de 20.000 assinaturas de apoios a Lei Griô, contando com a assinatura de representantes de estado, artistas e tradicionalista reconhecidos nacionalmente. E em 2012 a Rede Ação Griô mobilizou a Frente Parlamentar de Cultura, que deu entrada no projeto de Lei Griô com a assinatura de Jandira Feghali e 27 deputados de 19 estados do Brasil.

Audiências Publicas e cortejos da Lei Griô em Salvador BA; João Pessoa PB; São Paulo – SP; Fortaleza – CE em 2011

20.000 assinaturas de artistas, políticos, personalidades mestres e griôs.

Entrada da Lei Griô no Congresso Nacional através da presidente da Frente Parlamenta Jandira Feghali de cultura e vinte sete deputados em junho de 2011.

 

Veja a galeria completa